quarta-feira, 31 de julho de 2013

NOSSA SENHORA DO AMPARO

Sempre vale a pena vermos esse Marcopolo Ideale 770 com motor traseiro da Viação Nossa Senhora do Amparo, carro RJ 186.043. É um modelo que por sua beleza merece aparecer neste fotolog, e que já não está mais na frota da empresa.

Essa "ovelha negra" - que se juntava a outros antigos Ideale com motor dianteiro e uns até mais curtos - foi substituída por um lote mais recente do mesmo modelo, bem alongado e fabricado não na unidade da Ciferal, mas na sede da Marcopolo em Caxias do Sul. 



NITERÓI EM 1934

Esta relíquia fotográfica mostra a Praça Araribóia, no Centro de Niterói, então capital do Estado do Rio de Janeiro, em 1934.

O destaque, além da fachada do edifício dos Correios - hoje desativado para reformas - , está um anúncio do veículo Ford V-8, que foi lançado no ano seguinte.



terça-feira, 30 de julho de 2013

AEROBARCA RIO-NITERÓI

Vamos nos lembrar da antiga aerobarca Rio-Niterói, da antiga Transtur, que fazia o mesmo percurso Praça 15 - Praça Araribóia que as barcas comuns da antiga Conerj (atual Barcas S/A). Essa foto é provavelmente de 1989.

A aerobarca foi substituída pelo serviço de barcas da Praça 15 à Estação de Charitas, que não existia naquela época.

SANTA IZABEL

Esta foto reconstitui um dos carros que a Viação Santa Izabel teve na sua frota, um carro curto da Condor 1982. Foi adquirido originalmente pela empresa, na referente época.

domingo, 28 de julho de 2013

GARCIA

Mais outra miniatura genial da RRV Miniaturas é este ônibus da Expresso Garcia, nos primeiros anos em que a empresa assumiu as linhas 703D Santa Rosa / Vila Isabel e 750D Santa Rosa / Estácio (que atualmente vive um "litígio" numérico com a antiga 996 da 1001).



CTC-RJ

Ainda falando na RRV Miniaturas, mostramos aqui as fotos da CTC-RJ com Ciferal Padron Briza Volvo, que circulou na linha 999 Charitas / Castelo (atual 709D). Note o detalhe da maquete de passageiros e rodoviários, ponto de ônibus e avenidas.





CTC-RJ

A Empresa Estadual de Viação SERVE havia, com a fusão, se juntado à Companhia de Transportes Coletivos. Com isso, seus bicudinhos passaram a ter a pintura da empresa carioca, naqueles idos de 1975 que eu pude vivenciar.

Pois a RRV Miniaturas de Ônibus, num brilhante esforço de reconstituição, incluindo maquetes de ruas e pontos de ônibus, além de bonequinhos representando passageiros ou demais cidadãos, fez essa relíquia que aqui mostramos numa seleção de imagens.

Há mais imagens, além de outras relíquias, no blog da produtora: http://rrvminiaturasdeonibus.blogspot.com/.





sábado, 27 de julho de 2013

1001

Vamos mostrar aqui os modelos mais interessantes da frota estadual da Auto Viação 1001, como o piso baixo da CAIO Mondego - infelizmente, apenas com cinco carros - , a CAIO Apache VIP 3 e a Marcopolo Paradiso G7. Todos top de linha e dotados de ar condicionado. De bônus, uma foto minha com CAIO Apache VIP 2, também com ar.







PENDOTIBA

Aqui estão três fotos que reconstituem carros da Ciferal Padron Alvorada 86 que a Viação Pendotiba teve num brevíssimo período, entre 1986 e 1989, num segundo lote que inaugurou a fase "Ame o Verde" e o visual Doriana da empresa. Nada a ver com a farda chiclete de bola esverdeada de hoje, mas o verde próprio da Pendotiba nos anos 80.





sexta-feira, 26 de julho de 2013

PRAIA DE ICARAÍ, EM 1953

Essa foto é do Acervo Público do Estado de São Paulo, mas se refere ao acervo da imprensa carioca, mais precisamente do jornal Última Hora, e aqui vemos a Praia de Icaraí, tendo em primeiro plano a Praça Duque de Caxias e o final (então início, porque tinha o sentido de tráfego oposto ao atual) da Rua Miguel de Frias.

Nota-se uma Icaraí de pouquíssimos edifícios, diferente do que vemos na Niterói de hoje. Mas um dos edifícios que hoje vimos no entorno da atual Av. Jornalista Alberto Francisco Torres (nome referente ao dono do jornal O Fluminense e figura atuante na época), o Edifício Álvares de Azevedo (na esquina da rua homônima que homenageia o poeta ultraromântico), já existia naqueles idos de 1953.


Nessa época, também havia o Cine Icaraí, construído em 1941, que servia para o recreio para os moradores do bairro assistirem aos filmes exibidos. Ele se situava defronte ao Edifício Álvares de Azevedo, diante da referida praça.

No fundo dá para ver também o trampolim que durante um breve período serviu para o recreio aquático de muitos marmanjões.

STANECK

Essa foto da empresa Staneck, que serviu Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito, por incrível que pareça não mostra um ônibus que era da carioca Real Auto Ônibus, apesar da estampa, até porque a Real nunca teve um carro desses de comprimento bem curto. A foto é de Rafael Avellar, do Avellar Bus e colaborador do Ônibus Expresso.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

GALO BRANCO

Aqui mostramos a frota executiva da Viação Galo Branco, com o desenho que havia sido feito para os rodoviários e interurbanos que ligam o Jardim Alcântara ao Estácio, através da linha 520D.




CINE ICARAÍ

Oficialmente de propriedade da Universidade Federal Fluminense e depois de viver um impasse junto a entidades estaduais de preservação do patrimônio histórico e cultural, o Cine Icaraí, prédio construído em 1941, aparentemente segue inalterado, junto à Praça Getúlio Vargas na esquina entre a Av. Jornalista Alberto Francisco Torres (Praia de Icaraí) e a Rua Álvares de Azevedo. Mas consta-se que existem propostas para reformar e modernizar o lugar.

Aqui temos uma foto do Cine Icaraí, pouco antes de seu fechamento, em 2002. Como bônus, temos uma foto do mesmo cinema em 1946.



quarta-feira, 24 de julho de 2013

INGÁ

Esta foto, de Chandra Santos, mostra a Auto Lotação Ingá fora de sua cidade de origem, a serviço de uma das linhas da Baixada Fluminense para a Barra da Tijuca, no outro lado da Baía da Guanabara.

RIO ITA

Aqui temos uma galeria recordando os carros da Ciferal Padron Alvorada Volvo e Scania que a Turismo Rio Ita teve em sua frota, sejam os modelos 87, 88 e 89. Inclui também um articulado em teste que depois foi para Salvador virar o 1101 da Viação Rio Vermelho e em seguida se transferir para a Ogunjá e depois para a Praia Grande. Grandes tempos.



terça-feira, 23 de julho de 2013

RÁPIDO CARAMUJO

Este detalhe, de uma foto de Augusto Antônio, mostra um ônibus da Rápido Caramujo na Alameda São Boaventura, em 1965.

1001

Essa foto, provavelmente de 1977, mostra um ônibus da Auto Viação 1001, quando tinha sua frota gonçalense, que incluiu vários carros da Metropolitana Ipanema 1974 e 1975. O ônibus estava passando na Ponte Rio-Niterói na ocasião. A foto é do acervo de Antônio Sousa Guedes.

domingo, 21 de julho de 2013

BONDE EM GRAGOATÁ, EM 1947

Essa foto, de Carlheinz Hahmann e do acervo de Allen Morrison, mostra um bonde junto à Estação Cantareira, em Gragoatá, Niterói, no ano de 1947, destinado à conhecida avenida Sete de Setembro, que liga Santa Rosa a Icaraí. A área, atualmente, possui um acesso de entrada do campus da UFF naquele bairro.

sábado, 20 de julho de 2013

EX-MAUÁ

Aquele lote da Marcopolo Viale da Viação Mauá, com porta no meio que circulava no Méier e Campo Grande - eu cheguei a fotografar um desses carros, RJ 185.097 - , pelo jeito, já foi embora e nem deve ser reaproveitado nas linhas gonçalenses das empresas do grupo Mauá.



PENDOTIBA

Essa foto é do fotógrafo do jornal niteroiense A Tribuna, Bruno Eduardo Alves, e mostra um ônibus da Viação Pendotiba, Marcopolo Torino 2007, na linha 38A Engenho do Mato / Centro.
 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

RIO ITA

Esta foto aparentemente nada tem de mais, com um carro da Marcopolo Torino GV da Turismo Rio Ita percorrendo a Av. Feliciano Sodré, no Centro de Niterói. Mas o fotógrafo responsável se trata do busólogo paulista Mário Custódio, em visita à cidade.

Belo registro.

INGÁ

Nesta fileira de ônibus de Niterói, esse simpático veículo da Marcopolo Viale da Auto Lotação Ingá se encontra em primeiro plano.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

TERMINAL NORTE, EM 1982

Essa relúquia fotográfica mostra o Centro de Niterói, na altura do Terminal Norte, no ano de 1982. Eu passei muito por esse lugar, na época.

A Viação Mauá ainda não havia adquirido seus primeiros carros da Marcopolo Torino (que viriam no decorrer daquele ano), e a Auto Lotação Ingá ainda não havia colocado a 21 Fonseca / Centro a serviço dos ônibus com motor traseiro (naquele ano, só um carro, Ciferal Tocantins NIT 01-115, seria comprado para a linha).

Mas a Sandiz estava lá com seu belíssimo prédio, que hoje, bastante alterado, corresponde ao Bay Market.