segunda-feira, 30 de setembro de 2013

COLETIVOS RIO DO OURO (CROL)

Esta foto é a primeira da empresa Crol - Coletivos Rio do Ouro Ltda. - , lendária empresa da Grande Niterói que existiu até os anos 70. Atuando em parte da região oceânica de Niterói, a Crol também operou em linhas para Magé, depois assumidas pela Coletivos Magé (COGEL) e hoje pela Expresso Rio de Janeiro.

Ainda é um mistério a trajetória da Crol, porque, embora há informações de que ela operava como uma empresa gonçalense, ela é creditada numa lista de linhas de Niterói de 1960. A lista, embora inclua linhas intermunicipais com destino Niterói, só lista empresas que operavam linhas locais no município, há cinquenta anos. E a Crol é creditada na lista.

Em todo caso, antes desta foto, a presença da Crol se limitava ao processo judicial que, como acontece em nosso país, continua ocorrendo até hoje. Até mesmo a Panair continua com pendências judiciais, mais de 40 anos depois de falida (por pressão da ditadura militar). A Crol deixou de circular em 1973, com suas linhas passadas para a Viação Nossa Senhora do Amparo, Transportes Icaraí e a extinta Cogel. Recentemente, as linhas locais gonçalenses da antiga Crol passaram a ser operadas pela Viação Rio Ouro que, apesar do nome parecido, nada tem de relação com a lendária empresa.

A foto é do acervo de Sydney Júnior, a partir de um antigo anúncio das Carrocerias Metropolitana.

sábado, 28 de setembro de 2013

CENTRO DE NITERÓI EM 1966-1967

Verdadeiras relíquias foram trazidas pelo colecionador Sérgio Luiz Siqueira Silva através de cartões postais antigos de Niterói. São algumas fotos de 1966 e 1967 que mostram alguns pontos da cidade e que também mostram ônibus.

Neste tópico, mostramos o centro niteroiense. Na primeira foto, vemos a Praça Araribóia, em 1966, com dois ônibus dobrando a então rua (e hoje avenida) Visconde do Rio Branco em direção à Av. Amaral Peixoto: um "bicudinho" Mercedes Benz O-321 da Serve e uma Metropolitana 1964 da Rápido Vital Brazil, que operava na linha 31 Beltrão / Ponta d'Areia, hoje da Auto Lotação Ingá.

Na segunda foto, há outro trecho da Av. Visconde do Rio Branco, extraído de uma foto aérea do Valonguinho, com o destaque mostrando os ônibus passando diante da antiga Mesbla (prédio hoje que abriga a loja Leader). Os dois ônibus em cores azuis e cinza parecem ser da Serve, numa estampa mais antiga, e o ônibus atrás possivelmente é da Expresso Miramar.


sexta-feira, 27 de setembro de 2013

PONTO CEM RÉIS EM 1966

Esta outra foto, do acervo de Sérgio Luiz Siqueira Silva, é um cartão postal de 1966 mostrando o Ponto Cem Réis, no bairro de São Lourenço, mas foi dividida em dois fragmentos, para dar destaque aos ônibus que passavam na ocasião.

Nota-se que não havia, na época, o viaduto que cobre esse trecho da Alameda São Boaventura que cruza com a Rua Benjamin Constant, o que faz da foto uma grande preciosidade.

No primeiro fragmento, vemos dois ônibus na Alameda, um da Metropolitana 1966 da Auto Lotação Ingá, na linha 43 Fonseca / Icaraí / Centro (via 22 de Novembro), que a empresa até hoje opera. Ao lado dele, há o ônibus da Auto Viação Fluminense (absorvida pela Ingá), possivelmente na linha 21 Fonseca / Centro.

No segundo fragmento, vemos um ônibus da Carbrasa, modelo 1964, da Expresso Barreto, na linha 42 Barreto / Centro (via Marechal Deodoro), na sinaleira da Rua Benjamin Constant. A linha 42 da época é hoje a linha-mãe, devido a duas variantes do trajeto Barreto-Centro.




quinta-feira, 26 de setembro de 2013

PONTO CEM RÉIS

Mostramos, no tópico anterior, trechos de uma foto do Ponto Cem Réis em 1967, no cruzamento da Alameda São Boaventura com a Rua Benjamin Constant, no bairro niteroiense de São Lourenço. Pois agora mostramos a foto inteira, do acervo de Sérgio Luiz Siqueira Silva, e comparamos a antiga foto, oriunda de um cartão postal, com duas fotos que eu tirei do mesmo local, há dois dias.

Dá para ver que o enfoque procurou ser o mais próximo possível da foto antiga. E a grande diferença é que o viaduto de ligação da Ponte Rio-Niterói com a Alameda São Boaventura escondeu a igreja de São Lourenço, principal edifício do Ponto Cem Réis.

Na foto de 1967, vemos antigos ônibus da Auto Lotação Ingá e da Expresso Barreto. Por questões de restrição cronológica, eu não pude esperar uma tomada que reunisse as duas empresas como na foto antiga, mas registrei as aparições das mesmas empresas em separado, para compensar.

terça-feira, 24 de setembro de 2013

FORTALEZA

Aqui está uma seleção de ônibus que fizeram parte da frota da Viação Fortaleza: Ciferal Leme, Ciferal Tocantins, o raro Mercedes-Benz O-364 e Condor 1982.





segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PENDOTIBA

Vamos mostrar aqui os ônibus dos tempos em que a Viação Pendotiba tinha um outro verde, próprio da empresa e nada a ver com fardão de prefeitura. Foi a pintura Doriana, bem diferente da carioca Matias, que a Pendotiba teve entre 1986 e 1994. Aqui vai um apanhado do melhor dessa fase, lembrando que as cinco primeiras fotos não tinham essa estampa como original, sendo da fase em que a empresa adotava a "blusa" azul e a "saia" amarela.

FOTO 01 - Condor 1983;

FOTO 02 - Condor 1984;

FOTO 03 - CAIO Padron Amélia 1984;

FOTOS 04 e 05 - CAIO Padron Amélia 1985;

FOTOS 06 e 07 - Ciferal Padron Alvorada 1986;

FOTO 08 - Ciferal Padron Alvorada 1989 (único carro com "respirador" no canto esquerdo);

FOTO 09 - Thamco Scorpion 1990;

FOTO 10 - Ciferal Padron Rio 1992.


domingo, 22 de setembro de 2013

PIRATININGA EM 1960

A célebre praia niteroiense há muito roubou a cena de Icaraí, praia que, poluída, oferece hoje riscos para a saúde e já não tem mais o status de outrora. Eu vivi os tempos em que a praia de Icaraí ficava lotada. Mas vamos falar de Piratininga.

Ela é um dos bairros da região oceânica niteroiense, zona que era rural mas hoje se torna área nobre da antiga capital fluminense. Disputa a supremacia com Itaipu e Camboinhas.

A foto aqui parece atual, mas é de 1960. Foi colorizada por computador por mim. Originalmente em preto e branco, o registro fotográfico pertence ao fotógrafo Almiro Baraúna.

RIO DE JANEIRO

Tirei estas fotos da Expresso Rio de Janeiro com Marcopolo Torino 2007 na linha 125Q Aldeia da Prata / Alcântara na Av. Jornalista Roberto Marinho, em Alcântara, São Gonçalo.




sábado, 21 de setembro de 2013

RIO OURO

Tirei estas fotos com os novos ônibus da CAIO Foz Super II da Viação Rio Ouro, circulando na Av. Jornalista Roberto Marinho (antiga Av. Maricá), em São Gonçalo.








sexta-feira, 20 de setembro de 2013

TANGUÁ

A Expresso Tanguá renovou bastante sua frota, com esse lindo visual e os belos ônibus da Marcopolo Senior Midi que fotografei em Alcântara, seja na Rua Manoel João Gonçalves, na proximidade do Viaduto de Alcântara, seja na Av. Jornalista Roberto Marinho (antiga Av. Maricá).


quinta-feira, 19 de setembro de 2013

GARCIA

Aqui recordamos os carros que a Expresso Garcia teve do segundo lote da Marcopolo Viale, com seu respirador dianteiro pequeno, e que hoje já não fazem parte de sua frota.




quarta-feira, 18 de setembro de 2013

ESTRELA

Tirei essas fotos da frota municipal da Viação Estrela, na Av. Jornalista Roberto Marinho (antiga Av. Maricá), no Jardim Alcântara, em São Gonçalo, bem antes desse fardamento patético adotado pela prefeitura gonçalense.




PENDOTIBA

Estas fotos mostram os três carros da Marcopolo Viale curtinhos que a Viação Pendotiba teve em sua frota, o último lote adquirido pela empresa, ainda naquele visual branco e verde.




terça-feira, 17 de setembro de 2013

BARRETO

Flávio de Assumpção Pereira registrou esse trio que fez parte da frota da Expresso Barreto, dois carros da Ciferal GLS III e um da Ciferal Padron Cidade I, que há um tempo saíram da frota da empresa. O da Padron Cidade pôde testemunhar a condenação da Barreto ao fardamento municipal.