terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SERVE

Eis aqui uma relíquia, de 55 anos atrás: a inauguração das hoje extintas linhas 8 e 9 (ambas ICARAÍ CIRCULAR) de Niterói. A linha 9, sobretudo, tinha grande demanda, e, embora a 8 não tivesse tanta demanda, as duas linhas eram essenciais para uma espécie de 'city tour' niteroiense. As duas linhas deveriam voltar, como opção para os niteroienses, e a 8 poderia ser por micro-ônibus.

Quando eram inauguradas, os sentidos de algumas ruas de Niterói diferiam. A Av. Amaral Peixoto tinha duas mãos, e as ruas Dr. Celestino e Conceição tinham sentido inverso ao atual, indo, na época (1958), no sentido Av. Marquês do Paraná-Pça. Araribóia.

O texto a seguir foi publicado na revista Nação Brasileira - Ano XXXV - N° 413, no Rio de Janeiro, edição de janeiro de 1958. Fala da cerimônia de inauguração das duas linhas, iniciadas no último dia de 1957.

Detalhe: A Av. Estácio de Sá corresponde, atualmente, à Av. Roberto Silveira. O nome da avenida mudou devido à morte do governador fluminense, em fevereiro de 1961. Roberto era pai de Jorge Roberto, seu herdeiro político (Jorge foi prefeito de Niterói, nos anos 90). A princípio, a Av. Estácio de Sá continuou assim chamada no trecho entre a curva da Av. Marquês do Paraná até a Rua Pres. Backer, mas hoje a avenida tem totalmente o seu nome atual. Na época, as avenidas Visconde do Rio Branco e Marquês do Paraná tinham status de "ruas".

Nas fotos (fonte Cia de Ônibus), aparecem os trolebuses da SERVE, do modelo que serviu as duas linhas. A 8 e a 9 sobreviveram na era do ônibus, chegando a serem operadas pela CTC-RJ após a fusão. A 8 foi extinta primeiro, no fim dos anos 80. A 9 chegou a ser servida pela Santo Antônio, mas acabou no início dos anos 90. O autor deste site, Alexandre Figueiredo, já passeou nas duas linhas, sobretudo a 9.

Observando a sexta foto, ela pertence ao acervo de Allen Morrison e provavelmente foi registrada em 1956. Mostra a Praça Araribóia, na antiga capital fluminense, Niterói, então com um terminal de trolebuses da empresa SERVE. Também foi publicada no volume "Espírito Santo - Rio de Janeiro" da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicada pelo IBGE em 1958, no verbete correspondente a Niterói.

Feliz 2014!!

========================================================

GRANDE MELHORAMENTO NA RUA JOAQUIM TÁVORA, LIGANDO À PRAIA DE ICARAÍ À AV. ESTÁCIO DE SÁ, COM DUAS LINHAS DE "TROLLEY-BUS" EM CIRCULAR, INDO AMBAS ATÉ À PRAÇA MARTIM AFONSO, EM FRENTE ÀS BARCAS.

Com a inauguração das duas linhas de "trolley-bus", no dia 31 de dezembro passado (1957), recebeu o aristocrático e populoso bairro de Icaraí um melhoramento que de há muito reclamava. A SERVE, com a introdução do referido melhoramento, evitou demorados estacionamentos de filas que se registravam naquele aprazível recanto de Niterói.

O ato inaugural das duas linhas de "trolley-bus" teve início às 19 horas, com a presença também de uma comissão de moradores da rua Joaquim Távora que organizou um festivo programa.

Além dos moradores da mencionada rua e de adjacências de todo o Canto do Rio, tiveram presentes o Dr. Adauto Werneck, representante e Assistente do Governador Prof. Miguel Couto Filho; Pref. Alberto Fortes; Diretor da SERVE; Chefe da Comissão Central de Festejos; vereadores da Câmara Municipal de Niterói; jornalistas; várias autoridades civis e militares e grande massa popular.

A inauguração foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Rio, que executou diversos números musicais. Falaram vários oradores, dentre eles o Dr. Adauto Werneck, Assistente do Governador, Prof. Miguel Couto Filho, representando o mesmo na solenidade. Dr. Alberto Fortes, dinâmico prefeito de Niterói, abordou os inúmeros problemas referentes ao engrandecimento do aristocrático bairro de Icaraí, especialmente o Canto do Rio, onde ele fez um lindo jardim, erigindo do mesmo o busto de Leopoldo Fróes, grande vulto do Teatro Nacional e glorioso filho da terra fluminense.

O Prefeito Dr. Alberto Fortes prometeu resolver ainda outros problemas principais do Canto do Rio, dependentes de recursos financeiros, que são: saneamento de valas do pequeno rio que deságua no mar; iluminação fluorescente em toda a rua Joaquim Távora. Acrescentou o Prefeito que, se puder, terminará a construção do Túnel que liga Lemos Cunha ao aprazível bairro do Saco de São Francisco, melhoramento este dependente do Governo Estadual.

Itinerário das linhas 8 e 9 inauguradas

LINHA 8 - Avenida Amaral Peixoto - Rua Marquês do Paraná - Av. Estácio de Sá - Rua Gal. Silvestre Rocha - Rua Lemos Cunha - Rua Joaquim Távora - Praia de Icaraí - Praia das Flexas - Rua Paulo Alves - Rua Presidente Pedreira - Rua Pres. Domiciano - Rua Passo da Pátria - Rua Guilherme Briggs - Rua Visc. do Rio Branco - Avenida Amaral Peixoto.

LINHA 9 - Barcas - Rua Visconde do Rio Branco - Rua Guilherme Briggs - Rua Passo da Pátria - Rua Presidente Domiciano - Rua Presidente Pedreira - Rua Paulo Alves - Praia das Flexas - Praia de Icaraí - Rua Joaquim Távora - Rua Lemos Cunha - Rua Gal. Silvestre Rocha - Av. Estácio de Sá - Rua Marquês do Paraná - Rua Dr. Celestino - Rua da Conceição - Barcas.

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

NOSSA SENHORA DO AMPARO

Seleção de fotos da Viação Nossa Senhora do Amparo com Marcopolo Viale terceiro tipo, obtido da carioca Saens Peña. De brinde, foto com Marcopolo Viale primeiro tipo na linha 146D Maricá / Castelo, com a pintura anterior de fundo branco.




sábado, 28 de dezembro de 2013

MIRAMAR

Este midi da CAIO Foz foi o primeiro adquirido pela Expresso Miramar, e hoje já circulam outros novos carros.

Eles substituíram alguns micro-ônibus mais antigos da empresa, não necessariamente por código numérico, mas por carro em circulação.

Fotos tiradas no Terminal João Goulart.




sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

ARAÇATUBA

Tirei quatro fotos da Neobus Spectrum da Viação Araçatuba. A segunda delas não saiu muito nítida, mas vale pela curiosidade do ônibus estar fora de serviço rodando pelo bairro gonçalense do Colubandê. A primeira e a quarta fotos foram tiradas no entorno do Terminal João Goulart e a terceira foto foi tirada na Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, em Icaraí.





quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

PENDOTIBA

Estamos de volta ao Terminal João Goulart, e aqui estão mais fotos minhas da Viação Pendotiba.

A primeira foto é um CAIO Apache VIP 2, na linha 48 Rio do Ouro / Centro.

A segunda foto mostra um micro-ônibus da Neobus Thunder Plus, linha 37 Largo da Batalha / Centro. Que por enquanto continua na frota.

A terceira foto mostra um midi da CAIO Foz, aposentado da frota intermunicipal, agora na linha 40 Maceió / Centro, que pegou bem com carros midi.





terça-feira, 24 de dezembro de 2013

FAGUNDES

Tirei essas três fotos com Marcopolo Ideale da Auto Ônibus Fagundes, destinados a Alcântara, Santa Isabel e Apolo III, no bairro carioca do Castelo.




GARCIA

Estas são fotos que tirei da Expresso Garcia com Ciferal Citmax - ex-Vera Cruz - que já não fazem mais parte da frota da empresa. As fotos foram tiradas há cerca de quatro anos no ponto final da linha 565D Santa Rosa / Passeio, no Viradouro.







segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

FORTALEZA

Seleção de carros da Viação Fortaleza fotografados nos arredores do Terminal João Goulart.



ESTRELA

Agora mostro minhas fotos da Viação Estrela, também saindo do Terminal João Goulart. Um é interurbano, outro tem acesso para deficientes e o terceiro é convencional antigo (antes da lei do acesso para deficientes).



domingo, 22 de dezembro de 2013

MAIS SANTO ANTÔNIO

Agora mostramos os ônibus da Santo Antônio Transportes com visual despadronizado, sem o fardão da Prefeitura de Niterói, em quatro fotos: citando a partir da última foto, CAIO Apache VIP II, Neobus Mega IV, Marcopolo Viale BRT e Mascarello Gran Via 2011.





sábado, 21 de dezembro de 2013

SANTO ANTÔNIO

Aqui estão seis fotos da  Santo Antônio Transportes que fotografei no entorno do Terminal João Goulart.