Há quase cinco anos atrás, no dia 27 de março de 2009, começou com uma greve dos rodoviários da região de Niterói e adjacências. Rodoviários querem aumento salarial de 10%, mas os empresários de ônibus ofereceram apenas 7%.
O dia começou com trânsito caótico, mas no decorrer da manhã um esquema especial colocou alguns ônibus para circular nas ruas. Eu mesmo vi, perto de casa, alguns ônibus da Garcia na linha 565D, ônibus da Santo Antônio nas linhas 36, 44 e 39, Pendotiba nas linhas 35 e 40 e Fortaleza nas linhas 53 e 57, além da Ingá na linha 31, todos usando carros mais velhos da frota, com exceção da Pendotiba, que colocou Ciferal Citmax para circular, pelo menos enquanto eu observava o trânsito na Rua Dr. Mário Viana, em Santa Rosa.
As fotos que aqui aparecem foram extraídas do portal G1, incluindo imagens extraídas de reportagem da época no Bom Dia Rio (Rede Globo).
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014
quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014
quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014
COESA
A empresa gonçalense - que outrora se chamava Coletivos
Encontro S/A e há um bom tempo se chama Coesa Transportes Ltda. - tempos atrás havia voltado
às origens com linhas ligando apenas São Gonçalo e Rio de Janeiro.
Pois, quando estive na Cidade Maravilhosa, registrei a frota com ar condicionado, um serviço denominado Coesa Special, com o fundo cinza no lugar do amarelo. Aqui estão cinco fotos, as duas primeiras na Rua da Assembléia, as outras duas na Av. Rio Branco e a última na Rua Teixeira de Freitas, no Passeio.
Pois, quando estive na Cidade Maravilhosa, registrei a frota com ar condicionado, um serviço denominado Coesa Special, com o fundo cinza no lugar do amarelo. Aqui estão cinco fotos, as duas primeiras na Rua da Assembléia, as outras duas na Av. Rio Branco e a última na Rua Teixeira de Freitas, no Passeio.
segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014
LINHA 36 - SAPÊ / CENTRO
A linha niteroiense 36 é tradicional e, por incrível que
pareça, muito antiga. A lista de linhas niteroienses registrada por
Marcelo Almirante e que data de 1960 já incluía essa linha, que liga o
Sapê ao Centro de Niterói.
Daí para hoje em dia, a linha passou por pelo menos três empresas, todas em atividade. A primeira das três fotos mostra o ônibus da Viação Fortaleza, famosa pela linha 53 Santa Rosa / Centro, mas que durante muitos anos foi marcada por outras linhas. Em 1965, a Fortaleza servia a linha 36 (como provavelmente serviu em 1960), aqui vemos a foto da empresa no antigo terminal do Rink (atual Praça Gomes Carneiro), no trecho da Rua Almirante Teffé. Nos anos 70, a linha passou para a Viação Pendotiba, como vemos nessa foto montagem reconstitutiva. Dos anos 90 até hoje, no entanto, quem opera a linha é a Santo Antônio Transportes.
Se na época da Fortaleza, a linha tinha ponto no Rink, na época da Pendotiba a linha passou para a Praça Araribóia, defronte aos Correios, embora tenha vivido também sua fase parando no Rink. Mas, com a Santo Antônio, a linha 36 tem como ponto o Terminal João Goulart, na área próxima ao antigo Terminal Norte.
Uma curiosidade: as três empresas atualmente se encontram no bairro de Santa Rosa, um dos bairros do percurso da linha 36.
Daí para hoje em dia, a linha passou por pelo menos três empresas, todas em atividade. A primeira das três fotos mostra o ônibus da Viação Fortaleza, famosa pela linha 53 Santa Rosa / Centro, mas que durante muitos anos foi marcada por outras linhas. Em 1965, a Fortaleza servia a linha 36 (como provavelmente serviu em 1960), aqui vemos a foto da empresa no antigo terminal do Rink (atual Praça Gomes Carneiro), no trecho da Rua Almirante Teffé. Nos anos 70, a linha passou para a Viação Pendotiba, como vemos nessa foto montagem reconstitutiva. Dos anos 90 até hoje, no entanto, quem opera a linha é a Santo Antônio Transportes.
Se na época da Fortaleza, a linha tinha ponto no Rink, na época da Pendotiba a linha passou para a Praça Araribóia, defronte aos Correios, embora tenha vivido também sua fase parando no Rink. Mas, com a Santo Antônio, a linha 36 tem como ponto o Terminal João Goulart, na área próxima ao antigo Terminal Norte.
Uma curiosidade: as três empresas atualmente se encontram no bairro de Santa Rosa, um dos bairros do percurso da linha 36.
domingo, 23 de fevereiro de 2014
LINHA 39 - PIRATININGA / CENTRO
Essa linha deve ser relativamente recente, uma vez que,
pelo menos em 1960, o bairro de Piratininga, que foi então fotografado
por Almiro Baraúna, não parecia ter tido uma linha de ônibus na época. A
linha foi servida pela Viação Fortaleza, que, na partilha, gerou a
Viação Pendotiba, que operou a linha até os anos 90, quando ela foi
passada para a Santo Antônio Transportes (que absorveu metade das linhas
da Pendotiba).
A linha, então, passou a ser dividida em duas. O percurso original passou a ser conhecido como "Via Shopping", devido à inauguração do Itaipu Multicenter, e a variante "Via Cafuba" atende a uma praia vizinha de Piratininga (que ainda tem, próxima a ela, a de Camboinhas, com acesso proibido a ônibus).
A linha, então, passou a ser dividida em duas. O percurso original passou a ser conhecido como "Via Shopping", devido à inauguração do Itaipu Multicenter, e a variante "Via Cafuba" atende a uma praia vizinha de Piratininga (que ainda tem, próxima a ela, a de Camboinhas, com acesso proibido a ônibus).
sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014
BRASO LISBOA
A Empresa de Transportes Braso Lisboa veio com uma novidade na sua frota intermunicipal, com nova pintura e carros novos da Marcopolo Audace, que se destacam pelos seus tons de cores cítricas. Duas fotos eu tirei na Av. Ari Parreiras, em Icaraí, e uma na Av. Feliciano Sodré, no Centro Norte.
quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014
FAGUNDES PARA SAQUAREMA
Uma das raridades do transporte da Grande Niterói é
haver linha da Auto Ônibus Fagundes para Saquarema. É a princípio
estranho, porque normalmente o ramal para Saquarema é feito pela Auto
Viação 1001, incluindo tanto ônibus urbanos quanto rodoviários, e desde
um bom tempo parando toda a frota no Terminal João Goulart, os ônibus
rodoviários não param mais no Terminal Roberto Silveira.
Pois o ramal da Fagundes nada tem a ver com pool. Trata-se de uma concessão obtida no final dos anos 80 pela Rio Ita, para o ramal via Rio Bonito de Niterói para Saquarema. Com a crise da Rio Ita, a linha foi incluída no patrimônio repassado para a Fagundes. É um ramal especial, que existe no verão.
Até pouco tempo atrás, foram deslocados carros da Marcopolo Torino 2007, do serviço Urban Class da Fagundes, para a linha. Mas, em outros tempos, a Marcopolo Torino GV, com potente motor Volvo, tinha carros remanejados para o ramal. Recentemente, o ramal é abastecido por carros da Marcopolo Ideale, com ar condicionado, mais confortáveis.
Pois o ramal da Fagundes nada tem a ver com pool. Trata-se de uma concessão obtida no final dos anos 80 pela Rio Ita, para o ramal via Rio Bonito de Niterói para Saquarema. Com a crise da Rio Ita, a linha foi incluída no patrimônio repassado para a Fagundes. É um ramal especial, que existe no verão.
Até pouco tempo atrás, foram deslocados carros da Marcopolo Torino 2007, do serviço Urban Class da Fagundes, para a linha. Mas, em outros tempos, a Marcopolo Torino GV, com potente motor Volvo, tinha carros remanejados para o ramal. Recentemente, o ramal é abastecido por carros da Marcopolo Ideale, com ar condicionado, mais confortáveis.
quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014
SÃO FRANCISCO
Esta foto, de um cartão postal, faz parte do acervo de
Marinaldo Pires Domingues, e mostra a avenida Quintino Bocaiúva, na
praia de São Francisco, em Niterói, provavelmente em 1982.
Note que no local passa um ônibus da Condor 1982 da Expresso Miramar, sem a capelinha do número da linha (colocado numa bandeira interna), e que foi, depois da Mercedes Benz O-364, o segundo modelo adquirido depois que a empresa niteroiense adotou o maravilhoso desenho de Moacir Ramos.
Note que no local passa um ônibus da Condor 1982 da Expresso Miramar, sem a capelinha do número da linha (colocado numa bandeira interna), e que foi, depois da Mercedes Benz O-364, o segundo modelo adquirido depois que a empresa niteroiense adotou o maravilhoso desenho de Moacir Ramos.
terça-feira, 18 de fevereiro de 2014
MAUÁ
Viação Mauá em três fotos. Primeiro, para recordar, uma foto da equipe do extinto portal Delta Bus, com um exemplar da Thamco Scorpion 90. Depois, duas fotos minhas, uma com Marcopolo Viale no estoque parado no Aterro Praia Grande, próximo ao Terminal João Goulart, e outra com Marcopolo Torino 2007 passando pela Ponte Rio-Niterói.
Como bônus, temos ainda uma foto minha com vários ônibus da Mauá estacionados no Aterro Praia Grande.
Como bônus, temos ainda uma foto minha com vários ônibus da Mauá estacionados no Aterro Praia Grande.
segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
GRANDE PRÊMIO F-VÊ - RIO DE JANEIRO - 1967
Foto do acervo do blogueiro Mestre Joca que mostra uma
das três etapas do campeonato carioca da Fórmula Vê, realizada em
Niterói, em 1967. A foto focaliza o corredor Amaury Mesquita, um dos
pilotos consagrados do circuito.
domingo, 16 de fevereiro de 2014
GARCIA
Estas preciosidades são as fotos que eu tirei dos carros da Expresso
Garcia, modelo Marcopolo Viale com ar condicionado, ex-Mauá e ex-Vera
Cruz (RJ 205), na Rua Dr. Mário Viana, no bairro niteroiense de Santa
Rosa, no Viradouro e próximo à Rua Beltrão. Os carros já não fazem mais parte da frota da empresa, mas sua breve passagem por sua frota marcou bastante a memória dos passageiros.
sábado, 15 de fevereiro de 2014
SANTO ANTÔNIO
Peguei fotos com a Santo Antônio circulando pelas ruas
niteroienses, seja a Rua Mário Viana, em Santa Rosa (primeira e terceira
fotos), seja a Plataforma Sul da Av. Visconde do Rio Branco (segunda
foto). São os carros da Marcopolo Viale adaptados para
deficientes, todos pela linha 39 Piratininga / Centro, diferentes do lote anterior que já deixou a empresa.
Assinar:
Postagens (Atom)