quarta-feira, 30 de abril de 2014

OPÇÃO

Essa foto da Opção Fretamento e Turismo eu tirei na Rodoviária de Niterói, o Terminal Rodoviário Roberto Silveira, como reforço para a frota da Auto Viação 1001 para um feriado meses atrás.


MARAVILHA

A maioria das fotos desta galeria são de 2007, mas mostram a chegada, em belas tomadas, dos dez carros de micro-ônibus da empresa Maravilha, de Itaboraí, à cidade. Em outros tempos a empresa chegou a ter uma frota gonçalense. De bônus, duas fotos com CAIO Apache VIP 3, os mais novos da empresa, registradas por Saulo Cruz Scoponi, da equipe BSG Busologia, que reúne busólogos de Niterói, São Gonçalo e adjacências.










segunda-feira, 28 de abril de 2014

BRASO LISBOA

Tirei essas fotos da Empresa de Transportes Braso Lisboa com meu celular, mostrando o carro RJ 215.013 da Marcopolo Ideale, que recebeu a nova pintura da empresa. O ônibus percorreu, na ocasião, o começo da Av. Jornalista Alberto Francisco Torres, na Praia de Icaraí, sentido Icaraí-Centro, assim que saiu da Av. Ari Parreiras.



SANTO ANTÔNIO

Vamos relembrar os tempos em que a Santo Antônio Transportes tinha o direito de exibir sua identidade visual, com um breve histórico de suas carrocerias. As fotos 01, 02 e 03 mostram a pintura que a empresa teve no decorrer da década de 70, as demais tiveram a pintura que durou da virada dos anos 70 para meados dos anos 80.

FOTO 01 - Ciferal Leme 1973.

FOTO 02 - Ciferal Leme 1973 com motor traseiro.

FOTO 03 - Metropolitana Ipanema.

FOTO 04 - Ciferal Leme 1973 com motor traseiro

FOTO 05 - CAIO Gabriela I.

FOTO 06 - CAIO Gabriela II.

FOTO 07 - Ciferal Tocantins.

FOTO 08 - Ciferal Paulista.








domingo, 27 de abril de 2014

ÔNIBUS "MACHUCADOS"

Se hoje ônibus acidentados ou danificados se tornaram rotina ou risco potencial em Niterói - notem as sucatas que andam rondando depois da padronização de pintura - , em outros casos a situação era mais ocasional, como se observam nestas duas fotos.

A primeira foto data de 22 de maio de 1959, resultante da revolta da população de Niterói contra o aumento da tarifa das barcas, que repercutiu em todo o país. A foto, de Odir Amorim, foi exibida na I Mostra Nacional de Fotojornalismo, em 22 de agosto de 1961, no saguão do Aeroporto Santos Dumont, no Rio. Ela mostra um ônibus lotação sendo atirado à Baía da Guanabara pelos revoltosos.

A segunda foto, de arquivo da Revista do Automóvel, em abril de 1955, mostra um acidente com um ônibus lotação que percorria a Caixa d'Água - onde retornam vários ônibus destinados ao Fonseca e fica no começo da parte niteroiense da Rod. RJ-104 - e acabou virando. O acidente havia ocorrido no dia 05 de março daquele ano.

No mesmo dia daquele 1955, um outro acidente de ônibus havia ocorrido na Praça 15, no Rio de Janeiro. E lá, com os ônibus fardados com a pintura "estilo Buscopan", o acidente de 1955 parece fichinha diante dos constantes e até trágicos acidentes que ocorrem com os ônibus cariocas.



ÔNIBUS PARTICULAR

Tirei mais fotos da Ciferal Líder II de um ônibus particular de fretamento que fica estacionado no Jardim Icaraí.






EX-INGÁ

Estas três fotos mostram carros da Auto Lotação Ingá postos à venda. São carros da Marcopolo Torino GV. Essas fotos já são de mais de seis anos.





sábado, 26 de abril de 2014

REAL RIO

Já mostramos uma postagem com essa linha rara e peculiar, mas vale a pena postar outra. Esta empresa de Itaguaí, a Expresso Real Rio, que herdou o código do DETRO da Expresso Alcântara, tem uma linha para Niterói, a 113d, rara e restrita a horários, de manhã e no final da tarde.

Essa linha, que liga os dois citados municípios, é urbana e pára no Terminal João Goulart. Curiosamente, a linha chega a fazer retorno na Plataforma Sul, faixa especial para ônibus da Av. Visconde do Rio Branco que vai a saída do Terminal João Goulart até as proximidades do Valonguinho, diante da Rua Badger da Silveira (onde se avizinham, defronte, o Plaza Shopping e a Universidade Federal Fluminense).

Em seguida, a linha volta pela Rua Marechal Deodoro para ir à Av. Jansen de Mello e daí pegar a ponte.






sexta-feira, 25 de abril de 2014

ARAÇATUBA

Vamos mostrar um pouco das fotos antigas da Viação Araçatuba, que hoje está proibida de exibir sua identidade visual por causa da farda da Prefeitura de Niterói.

1) Foto da CAIO Bossa Nova urbano em 1964, quando a Araçatuba era sediada em São Gonçalo e servia o bairro do Engenho Pequeno. Poucos anos depois, mudaria sua sede para a atual.

2) Montagem reconstitutiva de um carro da Ciferal Leme que a empresa teve nos anos 70.

3) Montagem reconstitutiva de um carro da Marcopolo Veneza 1972 que a empresa teve nos anos 70.

4 e 5) Fotos com Marcopolo Veneza II, possivelmente apenas o primeiro lote, de 1977.

6) Montagem reconstitutiva de um carro da Ciferal Paulista.

7) Montagem reconstitutiva de um carro da Condor 1982.

8, 9 e 10) Fotos com Marcopolo Torino, o primeiro modelo de 1982.

11) Foto com Marcopolo Torino LN, de 1989.













quinta-feira, 24 de abril de 2014

RIO MINHO

Estas fotos da Transturismo Rio Minho eu tirei em Icaraí, com um dos carros da frota de fretamento da empresa, modelo Marcopolo Viaggio G7 Volvo. Só não entendo por que um ônibus desses não foi colocado nas suas linhas para a Baixada.



SÃO JOSÉ

Uma empresa que fez história é a extinta Auto Viação São José, que pertencia ao falecido empresário Jelson da Costa Antunes. A empresa ligava Niterói a bairros de São Gonçalo de Alcântara (via Tribobó), Jardim Catarina, Marambaia e adjacências. Aqui mostramos três fotos, as duas primeiras de 1955 e outra mais antiga, de 1954.

Em 1968, a São José foi absorvida pela Auto Viação 1001. Em 1980, mediante um acordo, a Rio Ita cedeu linhas rodoviárias para a 1001 em troca dessas linhas urbanas. Em 2006, as linhas passaram para a atual Auto Ônibus Fagundes.




BARCA DE AUTOMÓVEIS RIO-NITERÓI

Esta foto foi extraída do site Saudades do Rio, do colecionador de fotos antigas Luiz D. Trata-se do transporte de veículos e cargas através de barca ligando o Rio de Janeiro a Niterói. O serviço durou de 1862 até 1974, por ocasião da Ponte Rio-Niterói.

O serviço passou por várias empresas concessionárias, e nesta época - tudo indica que a foto é de 1970 - estava sob os cuidados do Governo Federal, que estatizou o serviço de barcas depois da famosa revolta de 1959, contra o aumento das passagens, cuja violência chegou ao ponto de depredar e incendiar a estação das barcas no centro niteroiense.

O transporte de cargas e veículos, além de passageiros, ficou por conta, entre 1967 e 1974, do Serviço de Transportes da Baía da Guanabara (STBG). O controle federal acabou em 1971, quando o serviço passou para o controle do Estado do Rio de Janeiro. Em 1973, foi criada a CONERJ (Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro), que se extinguiu com a privatização que deu origem à atual empresa Barcas S/A.