A foto em questão é de autoria de José Ambros Heinfellner, que seus familiares cederam para o site a UFF em Niterói, na seção de fotos antigas.
Trata-se da Praia das Charitas, numa manhã bem movimentada de 1964, com muitos automóveis e, certamente, ônibus, embora a foto não tenha registrado a presença de um na ocasião.
Charitas tem uma curiosidade. Vem de Cáritas, uma expressão ligada a São Francisco de Assis e cuja idéia está relacionada tanto à caridade quanto ao esclarecimento. Era para ser lido "cáritas", na grafia antiga, anterior à reforma ortográfica de 1943, "ch" era lido como "k", mas o colóquio popular acabou lendo o nome do bairro como "xaritas", o que pegou até hoje.
Charitas, aliás, é bairro da região do Saco de São Francisco, orla niteroiense, e se situa entre Jurujuba e o próprio bairro de São Francisco. Tinha apenas residências, e era um bairro mais tranqüilo, o de Charitas. Mas hoje é um bairro muito movimentado, que inclui até casas noturnas, prédios, um terminal de ônibus - com linhas até para a Baixada Fluminense - e um estação de barcas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.