sábado, 7 de junho de 2014

AV. VISCONDE DO RIO BRANCO

Duas fotos da então Rua Visconde do Rio Branco, convertida em avenida nos anos 90, publicadas no site Niterói Antigo Fotolog e em outros sites (a foto mais antiga foi publicada num site de Marcelo Almirante, busófilo e amante de fotos antigas). As duas fotos mostram o antigo Terminal Sul da cidade.

Sabe-se que Niterói teve dois terminais. Um era o Terminal Norte, com linhas municipais destinadas a bairros da Zona Norte niteroiense, como Fonseca, Barreto, Caramujo e Venda da Cruz, além de linhas intermunicipais para São Gonçalo, Maricá, Itaboraí e parte da Região dos Lagos. O Terminal Sul, por sua vez, tinha linhas para a Zona Sul (como São Francisco, Icaraí e Santa Rosa) e Zona Oceânica da cidade. Essa divisão era relativa, porque Baldeador, servido pelo Terminal Sul, é vizinho de Santa Bárbara, servido pelo Terminal Norte.

Os dois terminais eram divididos pela Praça Araribóia, que até os anos 60 tinha uma pista para bondes da Serve. Muitos desses bondes deram origem a linhas servidas pelos ônibus da Serve, depois absorvida pela CTC-RJ com a fusão dos Estados da Guanabara e Rio de Janeiro. As linhas 8 e 9 deixam saudades e, se fossem reativadas, seriam rentáveis.

A partir dos anos 90, os dois terminais foram fundidos num só, através do Terminal João Goulart, localizado no Aterro Praia Grande. Com o terminal, a rua foi reformada e ganhou status de avenida.

A foto mais antiga mostra o Terminal Sul na década de 60, mais precisamente no ano de 1963. A mais recente mostra o Terminal Sul nos anos 80, em 1984, tempo em que eu, autor deste site, passava por perto dessa área, nas idas e vindas do IEPIC, colégio onde estudava na época.

Como bônus, há fotos de vista aérea da atual avenida em 1960 e 1965, além de uma foto do antigo Terminal Sul, em 1981. Também há uma foto da já denominada Av. Visconde do Rio Branco em 1997 e 2000.







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.