domingo, 15 de junho de 2014

PRÉDIO DOS CORREIOS DE NITERÓI

Passei muito diante dos Correios de Niterói e mandei muitas correspondências para lá. Grandes tempos, aqueles anos 80. Ia para o terminal optar pelo 11 (Santa Rosa / Centro) e 53 (Santa Rosa / Centro), ou ousar pegando a 36 (Sapê / Centro), 40 (Maceió / Centro) e 44 (Ititioca / Centro) para ir para Santa Rosa, ou pegar o 47 (Canto do Rio / Centro), saltar no Vital Brazil e dar uma caminhada para o bairro de destino.

Não cansava de ver o belo prédio dos Correios, que é patrimônio histórico da cidade. A Praça Araribóia mudou ao longo dos tempos e a antiga Rua Visconde do Rio Branco manteve o nome, mas mudou o estatuto para "avenida". Não existem mais os pontos de ônibus da Rua José Clemente, nem o Terminal do Rink e nem o Terminal Sul, foi tudo para o Terminal João Goulart. Mas os Correios continuam firmes em seu lugar.

As fotos mais antigas foram extraídas do site do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação de Arte de Niterói. A foto de 1950 é de autoria desconhecida. A de 1954 é de Divaldo de Aguiar Lopes. A foto mais recente foi tirada do site do Inepac-Rio, e é de 2007. Há também a foto da Praça Araribóia tirada do Google Earth, mostrando o prédio dos Correios.

O prédio passou um bom tempo fechado para reformas, até ser reinaugurado há poucos meses. Ficou lindo e, além da agência, a sede dos Correios em Niterói também conta com um museu. Tirei duas fotos da fachada do prédio.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.