A empresa Nossa Senhora do Amparo não comprou carros da Condor
modelo 1983. A empresa parou até o modelo 1982. A empresa se empenhou em
comprar a Marcopolo Torino 1983, num ritmo mais lento de renovação de
frota nessa época, devido aos problemas financeiros. Eles se agravaram
quando a empresa de Maricá foi encampada, em 1985, pelo governador
fluminense Leonel Brizola, que "inchou" a CTC-RJ com várias empresas
encampadas, que se tornaram subsidiárias à estatal, embora mantivessem
seus nomes originais.
O carro que se vê nesta foto é na verdade uma Ciferal Paulista de
1980, reformada e montada como Condor. Embora seja uma espécie de
fantasia, transformar um modelo de carroceria em outro posterior que
encaixe na estrutura original, não é um ato fraudulento.
Várias empresas de Niterói e São Gonçalo fizeram isso. O que, em si,
não é errado. A Ingá montou carros da Ciferal Básico 1976 em Condor
1982 e 1983. A Brasília só teve três carros originais da Condor 1982, um
municipal de 1981 e dois 1982 adquiridos da extinta empresa Tenente
Jardim, e o resto da Condor 1982 (e um carro da Condor 1983, NIT.04-112)
era na verdade montado e reformado da Ciferal Básico 1976. A Santa
Izabel também montou vários Ciferal Tocantins em Condor 1983, modelo
que, de original na empresa, só tinha três carros, mesmo assim cedidos
por uma empresa carioca. Os carros montados da Santa Izabel, no entanto,
só alteraram a "máscara" e a parte inferior traseira, incluindo os
pára-choques.
O grande problema nessas montagens não é o ato em si. Se os carros
forem reformados e conservados, dá até para ficar mais tempo na frota.
Muitas vezes as montagens servem também para consertar ônibus
acidentados de modelos fora de linha, quando não há mais peças de
reposição desses modelos e sim de modelos posteriores que encaixam no
formato geral do ônibus. Com este raciocínio, seriam possíveis montagens
de Marcopolo Torino GV e Ciferal Turquesa para Torino 99.
A Ingá e a Brasília foram bem-sucedidas nas montagens, tal qual os
ônibus da Nossa Senhora do Amparo cujo exemplar mostramos aqui, em foto
extraída do site da empresa. O carro RJ 186.008 foi de uma Ciferal
Paulista 1980, de comprimento curto para os padrões da época, e que
chegou a ter a pintura anterior, com cores marrom, bege e laranja.
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