sábado, 16 de novembro de 2013

NOSSA SENHORA DO AMPARO - CIFERAL PAULISTA MONTADO EM CONDOR

A empresa Nossa Senhora do Amparo não comprou carros da Condor modelo 1983. A empresa parou até o modelo 1982. A empresa se empenhou em comprar a Marcopolo Torino 1983, num ritmo mais lento de renovação de frota nessa época, devido aos problemas financeiros. Eles se agravaram quando a empresa de Maricá foi encampada, em 1985, pelo governador fluminense Leonel Brizola, que "inchou" a CTC-RJ com várias empresas encampadas, que se tornaram subsidiárias à estatal, embora mantivessem seus nomes originais.

O carro que se vê nesta foto é na verdade uma Ciferal Paulista de 1980, reformada e montada como Condor. Embora seja uma espécie de fantasia, transformar um modelo de carroceria em outro posterior que encaixe na estrutura original, não é um ato fraudulento.

Várias empresas de Niterói e São Gonçalo fizeram isso. O que, em si, não é errado. A Ingá montou carros da Ciferal Básico 1976 em Condor 1982 e 1983. A Brasília só teve três carros originais da Condor 1982, um municipal de 1981 e dois 1982 adquiridos da extinta empresa Tenente Jardim, e o resto da Condor 1982 (e um carro da Condor 1983, NIT.04-112) era na verdade montado e reformado da Ciferal Básico 1976. A Santa Izabel também montou vários Ciferal Tocantins em Condor 1983, modelo que, de original na empresa, só tinha três carros, mesmo assim cedidos por uma empresa carioca. Os carros montados da Santa Izabel, no entanto, só alteraram a "máscara" e a parte inferior traseira, incluindo os pára-choques.

O grande problema nessas montagens não é o ato em si. Se os carros forem reformados e conservados, dá até para ficar mais tempo na frota. Muitas vezes as montagens servem também para consertar ônibus acidentados de modelos fora de linha, quando não há mais peças de reposição desses modelos e sim de modelos posteriores que encaixam no formato geral do ônibus. Com este raciocínio, seriam possíveis montagens de Marcopolo Torino GV e Ciferal Turquesa para Torino 99.

A Ingá e a Brasília foram bem-sucedidas nas montagens, tal qual os ônibus da Nossa Senhora do Amparo cujo exemplar mostramos aqui, em foto extraída do site da empresa. O carro RJ 186.008 foi de uma Ciferal Paulista 1980, de comprimento curto para os padrões da época, e que chegou a ter a pintura anterior, com cores marrom, bege e laranja.



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