Eis aqui uma relíquia, de 55 anos atrás: a inauguração das hoje extintas
linhas 8 e 9 (ambas ICARAÍ CIRCULAR) de Niterói. A linha 9, sobretudo,
tinha grande demanda, e, embora a 8 não tivesse tanta demanda, as duas
linhas eram essenciais para uma espécie de 'city tour' niteroiense. As
duas linhas deveriam voltar, como opção para os niteroienses, e a 8
poderia ser por micro-ônibus.
Quando eram inauguradas, os sentidos de algumas ruas de Niterói
diferiam. A Av. Amaral Peixoto tinha duas mãos, e as ruas Dr. Celestino e
Conceição tinham sentido inverso ao atual, indo, na época (1958), no
sentido Av. Marquês do Paraná-Pça. Araribóia.
O texto a seguir foi publicado na revista Nação Brasileira - Ano
XXXV - N° 413, no Rio de Janeiro, edição de janeiro de 1958. Fala da
cerimônia de inauguração das duas linhas, iniciadas no último dia de
1957.
Detalhe: A Av. Estácio de Sá corresponde, atualmente, à Av. Roberto
Silveira. O nome da avenida mudou devido à morte do governador
fluminense, em fevereiro de 1961. Roberto era pai de Jorge Roberto, seu
herdeiro político (Jorge foi prefeito de Niterói, nos anos 90). A
princípio, a Av. Estácio de Sá continuou assim chamada no trecho entre a
curva da Av. Marquês do Paraná até a Rua Pres. Backer, mas hoje a
avenida tem totalmente o seu nome atual. Na época, as avenidas Visconde
do Rio Branco e Marquês do Paraná tinham status de "ruas".
Nas fotos (fonte Cia de Ônibus), aparecem os trolebuses da SERVE, do
modelo que serviu as duas linhas. A 8 e a 9 sobreviveram na era do
ônibus, chegando a serem operadas pela CTC-RJ após a fusão. A 8 foi
extinta primeiro, no fim dos anos 80. A 9 chegou a ser servida pela
Santo Antônio, mas acabou no início dos anos 90. O autor deste site,
Alexandre Figueiredo, já passeou nas duas linhas, sobretudo a 9.
Observando a sexta foto, ela pertence ao acervo de Allen Morrison e
provavelmente foi registrada em 1956. Mostra a Praça Araribóia, na
antiga capital fluminense, Niterói, então com um terminal de trolebuses
da empresa SERVE. Também foi publicada no volume "Espírito Santo - Rio
de Janeiro" da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicada pelo
IBGE em 1958, no verbete correspondente a Niterói.
Feliz 2014!!
========================================================
GRANDE MELHORAMENTO NA RUA JOAQUIM TÁVORA, LIGANDO À PRAIA DE ICARAÍ
À AV. ESTÁCIO DE SÁ, COM DUAS LINHAS DE "TROLLEY-BUS" EM CIRCULAR, INDO
AMBAS ATÉ À PRAÇA MARTIM AFONSO, EM FRENTE ÀS BARCAS.
Com a inauguração das duas linhas de "trolley-bus", no dia 31 de
dezembro passado (1957), recebeu o aristocrático e populoso bairro de
Icaraí um melhoramento que de há muito reclamava. A SERVE, com a
introdução do referido melhoramento, evitou demorados estacionamentos de
filas que se registravam naquele aprazível recanto de Niterói.
O ato inaugural das duas linhas de "trolley-bus" teve início às 19
horas, com a presença também de uma comissão de moradores da rua Joaquim
Távora que organizou um festivo programa.
Além dos moradores da mencionada rua e de adjacências de todo o
Canto do Rio, tiveram presentes o Dr. Adauto Werneck, representante e
Assistente do Governador Prof. Miguel Couto Filho; Pref. Alberto Fortes;
Diretor da SERVE; Chefe da Comissão Central de Festejos; vereadores da
Câmara Municipal de Niterói; jornalistas; várias autoridades civis e
militares e grande massa popular.
A inauguração foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia
Militar do Estado do Rio, que executou diversos números musicais.
Falaram vários oradores, dentre eles o Dr. Adauto Werneck, Assistente do
Governador, Prof. Miguel Couto Filho, representando o mesmo na
solenidade. Dr. Alberto Fortes, dinâmico prefeito de Niterói, abordou os
inúmeros problemas referentes ao engrandecimento do aristocrático
bairro de Icaraí, especialmente o Canto do Rio, onde ele fez um lindo
jardim, erigindo do mesmo o busto de Leopoldo Fróes, grande vulto do
Teatro Nacional e glorioso filho da terra fluminense.
O Prefeito Dr. Alberto Fortes prometeu resolver ainda outros
problemas principais do Canto do Rio, dependentes de recursos
financeiros, que são: saneamento de valas do pequeno rio que deságua no
mar; iluminação fluorescente em toda a rua Joaquim Távora. Acrescentou o
Prefeito que, se puder, terminará a construção do Túnel que liga Lemos
Cunha ao aprazível bairro do Saco de São Francisco, melhoramento este
dependente do Governo Estadual.
Itinerário das linhas 8 e 9 inauguradas
LINHA 8 - Avenida Amaral Peixoto - Rua Marquês do Paraná - Av.
Estácio de Sá - Rua Gal. Silvestre Rocha - Rua Lemos Cunha - Rua Joaquim
Távora - Praia de Icaraí - Praia das Flexas - Rua Paulo Alves - Rua
Presidente Pedreira - Rua Pres. Domiciano - Rua Passo da Pátria - Rua
Guilherme Briggs - Rua Visc. do Rio Branco - Avenida Amaral Peixoto.
LINHA 9 - Barcas - Rua Visconde do Rio Branco - Rua Guilherme Briggs
- Rua Passo da Pátria - Rua Presidente Domiciano - Rua Presidente
Pedreira - Rua Paulo Alves - Praia das Flexas - Praia de Icaraí - Rua
Joaquim Távora - Rua Lemos Cunha - Rua Gal. Silvestre Rocha - Av.
Estácio de Sá - Rua Marquês do Paraná - Rua Dr. Celestino - Rua da
Conceição - Barcas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.