terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SERVE

Eis aqui uma relíquia, de 55 anos atrás: a inauguração das hoje extintas linhas 8 e 9 (ambas ICARAÍ CIRCULAR) de Niterói. A linha 9, sobretudo, tinha grande demanda, e, embora a 8 não tivesse tanta demanda, as duas linhas eram essenciais para uma espécie de 'city tour' niteroiense. As duas linhas deveriam voltar, como opção para os niteroienses, e a 8 poderia ser por micro-ônibus.

Quando eram inauguradas, os sentidos de algumas ruas de Niterói diferiam. A Av. Amaral Peixoto tinha duas mãos, e as ruas Dr. Celestino e Conceição tinham sentido inverso ao atual, indo, na época (1958), no sentido Av. Marquês do Paraná-Pça. Araribóia.

O texto a seguir foi publicado na revista Nação Brasileira - Ano XXXV - N° 413, no Rio de Janeiro, edição de janeiro de 1958. Fala da cerimônia de inauguração das duas linhas, iniciadas no último dia de 1957.

Detalhe: A Av. Estácio de Sá corresponde, atualmente, à Av. Roberto Silveira. O nome da avenida mudou devido à morte do governador fluminense, em fevereiro de 1961. Roberto era pai de Jorge Roberto, seu herdeiro político (Jorge foi prefeito de Niterói, nos anos 90). A princípio, a Av. Estácio de Sá continuou assim chamada no trecho entre a curva da Av. Marquês do Paraná até a Rua Pres. Backer, mas hoje a avenida tem totalmente o seu nome atual. Na época, as avenidas Visconde do Rio Branco e Marquês do Paraná tinham status de "ruas".

Nas fotos (fonte Cia de Ônibus), aparecem os trolebuses da SERVE, do modelo que serviu as duas linhas. A 8 e a 9 sobreviveram na era do ônibus, chegando a serem operadas pela CTC-RJ após a fusão. A 8 foi extinta primeiro, no fim dos anos 80. A 9 chegou a ser servida pela Santo Antônio, mas acabou no início dos anos 90. O autor deste site, Alexandre Figueiredo, já passeou nas duas linhas, sobretudo a 9.

Observando a sexta foto, ela pertence ao acervo de Allen Morrison e provavelmente foi registrada em 1956. Mostra a Praça Araribóia, na antiga capital fluminense, Niterói, então com um terminal de trolebuses da empresa SERVE. Também foi publicada no volume "Espírito Santo - Rio de Janeiro" da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, publicada pelo IBGE em 1958, no verbete correspondente a Niterói.

Feliz 2014!!

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GRANDE MELHORAMENTO NA RUA JOAQUIM TÁVORA, LIGANDO À PRAIA DE ICARAÍ À AV. ESTÁCIO DE SÁ, COM DUAS LINHAS DE "TROLLEY-BUS" EM CIRCULAR, INDO AMBAS ATÉ À PRAÇA MARTIM AFONSO, EM FRENTE ÀS BARCAS.

Com a inauguração das duas linhas de "trolley-bus", no dia 31 de dezembro passado (1957), recebeu o aristocrático e populoso bairro de Icaraí um melhoramento que de há muito reclamava. A SERVE, com a introdução do referido melhoramento, evitou demorados estacionamentos de filas que se registravam naquele aprazível recanto de Niterói.

O ato inaugural das duas linhas de "trolley-bus" teve início às 19 horas, com a presença também de uma comissão de moradores da rua Joaquim Távora que organizou um festivo programa.

Além dos moradores da mencionada rua e de adjacências de todo o Canto do Rio, tiveram presentes o Dr. Adauto Werneck, representante e Assistente do Governador Prof. Miguel Couto Filho; Pref. Alberto Fortes; Diretor da SERVE; Chefe da Comissão Central de Festejos; vereadores da Câmara Municipal de Niterói; jornalistas; várias autoridades civis e militares e grande massa popular.

A inauguração foi abrilhantada pela Banda de Música da Polícia Militar do Estado do Rio, que executou diversos números musicais. Falaram vários oradores, dentre eles o Dr. Adauto Werneck, Assistente do Governador, Prof. Miguel Couto Filho, representando o mesmo na solenidade. Dr. Alberto Fortes, dinâmico prefeito de Niterói, abordou os inúmeros problemas referentes ao engrandecimento do aristocrático bairro de Icaraí, especialmente o Canto do Rio, onde ele fez um lindo jardim, erigindo do mesmo o busto de Leopoldo Fróes, grande vulto do Teatro Nacional e glorioso filho da terra fluminense.

O Prefeito Dr. Alberto Fortes prometeu resolver ainda outros problemas principais do Canto do Rio, dependentes de recursos financeiros, que são: saneamento de valas do pequeno rio que deságua no mar; iluminação fluorescente em toda a rua Joaquim Távora. Acrescentou o Prefeito que, se puder, terminará a construção do Túnel que liga Lemos Cunha ao aprazível bairro do Saco de São Francisco, melhoramento este dependente do Governo Estadual.

Itinerário das linhas 8 e 9 inauguradas

LINHA 8 - Avenida Amaral Peixoto - Rua Marquês do Paraná - Av. Estácio de Sá - Rua Gal. Silvestre Rocha - Rua Lemos Cunha - Rua Joaquim Távora - Praia de Icaraí - Praia das Flexas - Rua Paulo Alves - Rua Presidente Pedreira - Rua Pres. Domiciano - Rua Passo da Pátria - Rua Guilherme Briggs - Rua Visc. do Rio Branco - Avenida Amaral Peixoto.

LINHA 9 - Barcas - Rua Visconde do Rio Branco - Rua Guilherme Briggs - Rua Passo da Pátria - Rua Presidente Domiciano - Rua Presidente Pedreira - Rua Paulo Alves - Praia das Flexas - Praia de Icaraí - Rua Joaquim Távora - Rua Lemos Cunha - Rua Gal. Silvestre Rocha - Av. Estácio de Sá - Rua Marquês do Paraná - Rua Dr. Celestino - Rua da Conceição - Barcas.

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