domingo, 6 de abril de 2014

LINHA 998

A famosa linha 998 faz parte dos primórdios da Ponte Rio-Niterói. Ao longo dos anos 70, a linha partia do Canto do Rio, fazendo ponto inicial na Travessa Dom Bosco - onde atualmente passa a linha 565D Santa Rosa / Passeio, vinda da Rua Geraldo Martins - , como outras linhas da antiga empresa Leblon, que as repassou para a CTC-RJ quando esta havia absorvido a SERVE, no período da fusão Guanabara/Estado do Rio.

A CTC ainda trabalhou a 998 como Canto do Rio e havia outra linha, 997, para o Fundão, também no local. Depois, com a inauguração do Túnel Raul Veiga, as linhas passaram para Charitas, seu destino atual, e com o tempo a 997 foi extinta, em meados dos anos 80.

Na década de 90, a CTC-RJ faliu e a 998 Charitas / Galeão foi para a Rio Minho. Foi por pouco tempo. No meio dos anos 90, a 998 passou para a 1001, a empresa atual, que se dividiu em dois ramais, um via Bonsucesso e outro via Fundão (ou seja, com o espectro da 997 no seu percurso). Mas quem ganhou com isso foram os usuários, que podem optar até por pegar ônibus rodoviários com ar condicionado e urbanos com ou sem ar. Os rodoviários, pude comprovar, têm as mesmas qualidades dos ônibus de linhas longas da empresa niteroiense, não fazendo feio diante de linhas como a "Cabo Frio X Rio", que eu peguei durante minha infância em São Pedro d'Aldeia.

Atualmente, o ramal Charitas X Galeão é muitíssimo longo, perdendo muito tempo ao percorrer todo o campus da UFRJ no Fundão. A situação poderia ser resolvida se a antiga 997 fosse reativada, provavelmente com novo código, para o pessoal do Fundão, e, nos domingos e feriados, poderia ir até o Parque União, por exemplo. É uma ideia.

Nos últimos anos, a linha 998 foi renumerada para 761D, código do DETRO, mas depois ela foi mudada para 760D, pelo menos na exibição do letreiro digital. É uma confusão que deveria ser resolvida o mais rápido possível, não é?









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.