quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ESSAS LINHAS TAMBÉM SÃO MUNICIPAIS DE NITERÓI

Pode parecer estranho, mas essas linhas também são municipais em relação a Niterói, apesar de administradas pelo sistema DETRO de linhas intermunicipais. Duas delas, aliás, são exploradas pela empresa Viação Nossa Senhora do Amparo, que é de outro município, Maricá.

Aqui estão as linhas:

457M COVA DA ONÇA / NITERÓI - Linha que fez parte da minha infância, através da empresa Tenente Jardim. Cova da Onça fica encostada à rodovia RJ-104, num lado oposto ao bairro do Baldeador, portanto dentro da área niteroiense. A Auto Ônibus Brasília comprou a Tenente Jardim e ficou com a linha, e durante algum tempo criou uma variante, a 464M Morro do Castro / Niterói (Morro do Castro fica perto da Cova da Onça), mas depois a extinguiu.

580M TRIBOBÓ / NITERÓI - Com o fim da Rápido Caramujo, a Rio Ita teve um brevíssimo período com frota niteroiense, ao adquirir as linhas da extinta empresa. Mas depois ocorreu uma transação com a Auto Lotação Ingá e a Rio Ita extinguiu o NIT.10 e a Ingá assumiu as linhas 26 Caramujo / Centro e 27 Santa Bárbara / Centro. No entanto, a 27 se fundiu com uma nova linha que era da Rio Ita, a 480M Tribobó / Centro (480M era emprestado do antigo código do ramal "Marambaia / Niterói"), que virou, nas mãos (isto é, rodas) da Ingá, 580M, fazendo com que o ramal "Santa Bárbara / Centro" substituísse o NIT.01 pelo RJ 210 que hoje anima até as multidões de Belford Roxo. A 580M tem como destino Tribobó, mas passa por Santa Bárbara. Enquanto isso, o NIT.01 passou a circular em Santa Bárbara através da linha 62B Santa Bárbara / charitas, que no sentido São Francisco passa por um trecho do Centro, próximo ao Liceu Nilo Peçanha.

536R VÁRZEA DAS MOÇAS / NITERÓI - Muito antes da Viação Pendotiba criar a 46 Várzea das Moças / Centro, os moradores da Várzea das Moças (bairro que sofre tripo litígio territorial, entre São Gonçalo, Maricá e Niterói, mas oficialmente pertence a este último) já tinham, há mais de 50 anos, uma linha para Niterói, pelas rodas da Viação Nossa Senhora do Amparo. Dos anos 80 até meados dos anos 90, havia a linha de código 535R Várzea das Moças / Niterói, enquanto havia a 536R Rio do Ouro / Niterói (Rio do Ouro sofre duplo litígio territorial, entre Niterói e São Gonçalo), via Maria Paula, e a 542R Anaia / Niterói. Hoje a 536R se expandiu para Várzea das Moças e outro ramal surgiu, linha 543R, via Santa Anita.

537R ITAIPU / NITERÓI - Até meados dos anos 60, havia a 117 Niterói / Itaipu (via Várzea das Moças) da Amparo, que competia com a antiga 40 Itaipu / Centro da Coletivos Rio do Ouro, que passava por Icaraí e parte de Pendotiba. Como só existia a Estrada Velha de Itaipu (atual Estrada Eng. Manoel Pacheco de Carvalho), não havia o trecho "Parque da Colina - Largo da Batalha" da Estrada Francisco da cruz Nunes, depois foi criada a atual linha 38, ainda pela CROL, e com o tempo a 40 reduziu percurso para Maceió, que vale até hoje. Nos anos 80, temos o código 537R, que corresponde ao ramal "Itaipu / Niterói", via Fonseca, que vale até hoje. Na prática, é um prolongamento do antigo ramal "Várzea das Moças / Niterói", já que passa pela Várzea entrando por seu trevo, no entorno da RJ-106.






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