Pode parecer estranho, mas essas linhas também são
municipais em relação a Niterói, apesar de administradas pelo sistema
DETRO de linhas intermunicipais. Duas delas, aliás, são exploradas pela
empresa Viação Nossa Senhora do Amparo, que é de outro município,
Maricá.
Aqui estão as linhas:
457M COVA DA ONÇA / NITERÓI - Linha que fez parte da minha infância,
através da empresa Tenente Jardim. Cova da Onça fica encostada à
rodovia RJ-104, num lado oposto ao bairro do Baldeador, portanto dentro
da área niteroiense. A Auto Ônibus Brasília comprou a Tenente Jardim e
ficou com a linha, e durante algum tempo criou uma variante, a 464M
Morro do Castro / Niterói (Morro do Castro fica perto da Cova da Onça),
mas depois a extinguiu.
580M TRIBOBÓ / NITERÓI - Com o fim da Rápido Caramujo, a Rio Ita
teve um brevíssimo período com frota niteroiense, ao adquirir as linhas
da extinta empresa. Mas depois ocorreu uma transação com a Auto Lotação
Ingá e a Rio Ita extinguiu o NIT.10 e a Ingá assumiu as linhas 26
Caramujo / Centro e 27 Santa Bárbara / Centro. No entanto, a 27 se
fundiu com uma nova linha que era da Rio Ita, a 480M Tribobó / Centro
(480M era emprestado do antigo código do ramal "Marambaia / Niterói"),
que virou, nas mãos (isto é, rodas) da Ingá, 580M, fazendo com que o
ramal "Santa Bárbara / Centro" substituísse o NIT.01 pelo RJ 210 que
hoje anima até as multidões de Belford Roxo. A 580M tem como destino
Tribobó, mas passa por Santa Bárbara. Enquanto isso, o NIT.01 passou a
circular em Santa Bárbara através da linha 62B Santa Bárbara / charitas,
que no sentido São Francisco passa por um trecho do Centro, próximo ao
Liceu Nilo Peçanha.
536R VÁRZEA DAS MOÇAS / NITERÓI - Muito antes da Viação Pendotiba
criar a 46 Várzea das Moças / Centro, os moradores da Várzea das Moças
(bairro que sofre tripo litígio territorial, entre São Gonçalo, Maricá e
Niterói, mas oficialmente pertence a este último) já tinham, há mais de
50 anos, uma linha para Niterói, pelas rodas da Viação Nossa Senhora do
Amparo. Dos anos 80 até meados dos anos 90, havia a linha de código
535R Várzea das Moças / Niterói, enquanto havia a 536R Rio do Ouro /
Niterói (Rio do Ouro sofre duplo litígio territorial, entre Niterói e
São Gonçalo), via Maria Paula, e a 542R Anaia / Niterói. Hoje a 536R se
expandiu para Várzea das Moças e outro ramal surgiu, linha 543R, via
Santa Anita.
537R ITAIPU / NITERÓI - Até meados dos anos 60, havia a 117 Niterói /
Itaipu (via Várzea das Moças) da Amparo, que competia com a antiga 40
Itaipu / Centro da Coletivos Rio do Ouro, que passava por Icaraí e parte
de Pendotiba. Como só existia a Estrada Velha de Itaipu (atual Estrada
Eng. Manoel Pacheco de Carvalho), não havia o trecho "Parque da Colina -
Largo da Batalha" da Estrada Francisco da cruz Nunes, depois foi criada
a atual linha 38, ainda pela CROL, e com o tempo a 40 reduziu percurso
para Maceió, que vale até hoje. Nos anos 80, temos o código 537R, que
corresponde ao ramal "Itaipu / Niterói", via Fonseca, que vale até hoje.
Na prática, é um prolongamento do antigo ramal "Várzea das Moças /
Niterói", já que passa pela Várzea entrando por seu trevo, no entorno da
RJ-106.
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