segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

LINHA 36 - SAPÊ / CENTRO

A linha niteroiense 36 é tradicional e, por incrível que pareça, muito antiga. A lista de linhas niteroienses registrada por Marcelo Almirante e que data de 1960 já incluía essa linha, que liga o Sapê ao Centro de Niterói.

Daí para hoje em dia, a linha passou por pelo menos três empresas, todas em atividade. A primeira das três fotos mostra o ônibus da Viação Fortaleza, famosa pela linha 53 Santa Rosa / Centro, mas que durante muitos anos foi marcada por outras linhas. Em 1965, a Fortaleza servia a linha 36 (como provavelmente serviu em 1960), aqui vemos a foto da empresa no antigo terminal do Rink (atual Praça Gomes Carneiro), no trecho da Rua Almirante Teffé. Nos anos 70, a linha passou para a Viação Pendotiba, como vemos nessa foto montagem reconstitutiva. Dos anos 90 até hoje, no entanto, quem opera a linha é a Santo Antônio Transportes.

Se na época da Fortaleza, a linha tinha ponto no Rink, na época da Pendotiba a linha passou para a Praça Araribóia, defronte aos Correios, embora tenha vivido também sua fase parando no Rink. Mas, com a Santo Antônio, a linha 36 tem como ponto o Terminal João Goulart, na área próxima ao antigo Terminal Norte.

Uma curiosidade: as três empresas atualmente se encontram no bairro de Santa Rosa, um dos bairros do percurso da linha 36.




2 comentários:

  1. POR FAVOR LEIAM A HISTÓRIA, POIS ESTA FICANDO PERIGOSO A LINHA 36. SENHORES DONOS DA EMPRESA SANTO ANTONIO. São inúmeras vezes em que reclamo da LINHA 36 - SAPÊ, e o senhor Carlos Estrela tem respondido, que irão atender com mais qualidade aos usuários, porém, este atendimento está demorando muito. Por outro lado, tem coisas que poderiam ser resolvidas de imediato. Não entendo como vários ônibus vão para o ponto final, e lá ficam por um bom tempo, INCOMPETÊNCIA DOS FUNCIONÁRIOS DA EMPRESA , PARA QUE DESPACHANTE? Se não são controlado os horários. Isto será uma solução imediata, os controles nos horários dos ônibus.


    ResponderExcluir
  2. CONTINUAÇÃO DA RECLAMAÇÃO
    Pois se reclamamos alegam que é por causa do engarrafamento, nem sempre a culpa é do transito, tem dias em que o fluxo do transito está tranquilo, e a pouco vergonha é a mesma, vários ônibus indo para o ponto final e não retornam. O QUE SIGNIFICA ISSO? Os funcionários ficam de papo, namorando, afinal fazendo o que? Enquanto os passageiros estão aguardando nos pontos com horário para seus compromissos. - Ultimamente tem sido péssimo o serviço oferecido por vocês. No dia 20 de março aguardei por vinte minutos pela manhã por condução, isso é muito tempo para quem tem que ir trabalhar. - No sábado dia 22 de março, fui a um aniversário, e chequei no terminal as 23:15 minutos só aparecendo um ônibus a 1:00 da manhã. O QUE SIGNIFICA ISSO? DESRESPEITO COM O USUÁRIO. Pois neste horário sendo um sábado, como pode ficar um intervalo de uma hora e quarenta e cinco minutos sem ônibus. Não é engarrafamento, muito menos o transito. Ontem dia 7 de abril as 10:00 da manhã no ponto da esquina das Ruas Pastor Erasmo Braga com a Washington Luiz, na famosa entrada do BURACO, o ponto se encontrava com mais de 20 passageiros, liguei para a garagem e me alegaram que o motivo era o engarrafamento. ENGARRAFAMENTO!!!!!!!, TODOS OS DIAS!!!!!!! Hoje dia 8 de abril, a situação foi muito pior, o mesmo ponto com mais de 20 passageiros, alguns já desistindo indo a pé em direção ao Largo da Batalha. Liguei para a garagem, pois em direção ao ponto final já teriam passado mais de um ônibus, a pessoa que me atendeu na garagem, falou que só tinha um ônibus no ponto final e que dois já estavam a caminho, não sei que caminho é este pois ainda levou 10 minutos para que o ônibus chegasse naquele ponto. Enquanto eu falava com a pessoa foram mais três em direção ao ponto final, falei! nesse meio tempo já entraram mais três, e a pessoa me respondeu que não, falei então estou vendo o que!!! FANTASMA!!! Quando chegou 2.2.085, super lotado e o motorista ia passando direto, quando deu meia parada e uma passageira se enviou na frente do ônibus não deixando assim que ele seguisse, algumas pessoas começaram a bater no ônibus, pedindo que ele abrisse a porta, dos passageiros que ali se encontravam quatro entraram no ônibus, foi uma confusão só. FALATÓRIOS. XINGAMENTOS, PALAVRAS DE BAIXO ESCALÃO. Ouvimos muito desaforo. O motorista disse que a culpa é do despachante. "Coisa que sempre achei". INCOMPETÊNCIA DOS PROFISSIONAIS, PROFISSIONAIS DE PÉSSIMA QUALIDADE. Um passageiro falou vocês moram tão perto do Largo, porque não vão para outro ponto. Não importa somos moradores do SAPÊ e temos todo o direito de pegar ônibus naquele ponto. Pessoas chamando quem entrou no ônibus de PIRANHA, pagamos muito caro pela passagem para ouvimos isso. Me desculpem mais teriam que ser as MÃES de vocês ( DOS DONOS DA EMPRESA), que teriam que esta ali naquela hora, ouvindo isso. A passageira que entrou na frente do ônibus, estava falando que irá passar a viajar com uma faca na mão! Olha só o que vocês estão arranjando!!!!!!! CONFUSÃO ou até coisa pior. Um dia desses conversando com um motorista, ele falou que muitas vezes os motoristas não querem trabalhar nesta linha, pois as condições dos veículos são as piores, ele tem toda razão pois reparo as condições dos veículos e vejo isso NITIDAMENTE. O que vocês acham? Por acaso morador do SAPÊ É LIXO! Espero em muito breve está situação resolvida, com veículos equipados a altura do preço da passagem, intervalos bem reduzidos de um para outro, e a noite não ficarmos mais a espera por intervalo de uma hora e quarenta e cinco minutos. Não estou suportando tanto descaso com os moradores do SAPÊ. DE REPENTE UMA DENÚNCIA A IMPRENSA!!!!!
    Responder, Responder a todos ou Encaminhar | Sign in to Yahoo

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.