sábado, 17 de maio de 2014

CLUBE DA ESQUINA

Esta foto foi feita quando o Clube da Esquina, movimento de música mineira, se reuniu na praia de Piratininga, em Niterói, no ano de 1972. Nela vemos, da esquerda para a direita, os músicos Beto Guedes, Milton Nascimento e Lô Borges, nadando nas águas da praia no lado oceânico.

O Clube da Esquina, ao lado da Bossa Nova, é um dos mais sofisticados entre os movimentos musicais brasileiros, algo em falta hoje diante da avalanche de constrangedores ritmos popularescos.

Um desses ritmos queria invadir Piratininga, no ano passado, a todo preço, como se seus músicos, vindos de um Estado nordestino, fossem donos de Niterói - eles são do tipo que abraçam o mundo com as pernas e o ego inflado.

Curiosamente, na terra desse ritmo popularesco - que ofusca a boa música desse Estado, que existe mas não tem espaço fora do evento festivo que domina a região - eu tive a oportunidade de ver, de graça, Beto Guedes e Flávio Venturini tocando em 2000.

O Clube da Esquina se influencia a princípio pela música caipira mineira, sobretudo pela influência universitária (os músicos vieram da Faculdade) dos CPC's da UNE. A ela, juntam-se elementos da MPB do tempo dos festivais da TV (que juntavam a música popular de raiz com a Bossa Nova) e também referências musicais como Beatles, Byrds e o progressivo Gentle Giant. Os membros do Clube da Esquina foram: Milton Nascimento, Lô Borges, Beto Guedes, Flávio Venturini (com e sem o 14-Bis), 14-Bis (com e sem Flávio Venturini), Toninho Horta e os poetas Ronaldo Bastos e Fernando Brant, entre outros.

No rádio, o Clube da Esquina teve cadeira cativa na programação da Rádio Fluminense FM, nos anos 80.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.