terça-feira, 20 de maio de 2014

IGREJA DE SÃO JOÃO BATISTA

Há 30 anos atrás, eu morava em frente a essa igreja, na rua que leva o mesmo nome. Ela era movimentada, e nos seus arredores paravam várias linhas de ônibus intermunicipais. Na Rua Visconde de Itaboraí, logo na esquina, paravam as linhas da Nossa Senhora do Amparo, e na Rua São João, no quarteirão próximo à então Rua (e hoje avenida) Visconde do Rio Branco, paravam os ônibus da Santa Izabel. Os da Rio Ita também passavam pela rua mas paravam na Rua Visconde do Rio Branco, mas algumas também paravam na Rua São João.

Hoje os ônibus passam por um trecho da Rua São João até virarem para a Rua Barão do Amazonas, na referida esquina. E, como já dissemos em outras oportunidades, as linhas municipais e intermunicipais de Niterói estão hoje localizadas no Terminal João Goulart, no aterro da Praia Grande.

A foto que mostramos aqui da Catedral de São João Batista é de 1950, extraída do Centro de Documentação e Pesquisa da Fundação de Arte de Niterói. O autor da foto é Manoel Fonseca. Note que, defronte à igreja, havia uma praça totalmente aberta. Desde meados dos anos 70 parte da praça onde se situa o chafariz é protegida por uma cerca. Perto dela muitas pessoas rezam e acendem velas, o que polui visualmente a área devido às marcas de queimado dessas velas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.